17 março 2007

SEMANA DE ESTRÉIA – HISTÓRIAS PRA CONTAR



Estreamos no dia 08 com aquele nervosismo inerente ao artista, na hora de por à prova seu trabalho pela primeira vez. Não se sabe ainda qual será a reação do público e como e quanto o espetáculo irá comunicar-se.
Passada a tremura, começam os casos, causos, cases, ou melhor, historinhas para contar.
No segundo dia (êta segundo dia!!), na cena em que a Ana do Léo apaga o cigarro no colchão, começa uma fumacinha e um cheirinho de queimado no ar. Atento, Léo não teve dúvida: inverteu a cena e pisou na brasa, descalso, dando continuidade ao seu belo texto, falado naquele momento com uma emoção... O resultado é que agora é só no cinzeirinho mesmo.
Teve gente que saiu com dor no estômago, teve neguinho novo que achou que era muito palavrão e psicólogo, psiquiatra, psicanalista, psic... que depois foram fazer a análise do que assistiram. Muito legal!!
Teve o dia em que o autor foi. Dia tenso, mas emocionante. Até errei texto. Mas o incrível mesmo, são as cenas que permanecem em constante mutação. Teatro é isso. A gente vai mudando, de acordo com o que se percebe, com o público, o que funciona ou não. Durante 01 ano de ensaio, sempre falei no texto da personagem Marcinha: maçã medieval. Todos até riam disso. Mas o nosso J.P (João Paulo, assistente de produção), à noite no buteco, interrogou: qual é a diferença de uma maçã medieval para uma pós-moderna , renascentista ou contemporânea? Maçã é maçã. Rimos muito!! Aí ele explicou o que era e descobrimos que a personagem deve dizer MAÇA MEDIEVAL, que é uma arma. Vivendo e aprendendo...
Mas teve também personagem que voltou em outra cena, que está correndo o risco até de ser eliminada...
É por essas e outras que é muito bom fazer teatro!! A gente não pára de pensar e criar. O teatro alimenta o ator.

3 comentários:

Cidadão Cão disse...

Bonitezas, será que vocês não topam montar um outro texto meu? Se toparem analisar, vou refazer algumas coisas e mandar. É uma comédia que se chama Swing à Grega. Beio. Sábado vou de novo. Vou levar tia, prima e amiga da prima, que chegam de Sampa. Tem jeito de guardar os ingressos pra eu comprar? Ou então, pedir o Juá pra levar na quinta pra mi no UNI e eu compro lá: 5, então. Outro beijo.

Nilmar Barcelos disse...

Teatro é isso ai e por isso é tão bacana =)

Cia Pierrot Lunar disse...

Edmundo,
texto seu é sempre bem vindo.
Bom, sábado deixaremos com a Cybele seu nome na bilheteria, com 03 acompanhantes, ok? Qualquer mudança, é só falar... bjss!!

2+2=5,
Valeu!! Vc já foi ao espetáculo?